
Todos os seres vivos, embora o vírus tenha material genético, são compostos de DNA ou RNA, e até mesmo dos dois(mais raros).
A descoberta do DNA está envolta em polêmicas, já que quem deu todos os passos para seu entedimento foi Rosalind Franklin(1920-1958), mas a sua solução crediada a Crick(1916-2004) e Watson(1928-dias atuais).Em 2010 tal pioneirisno foi descorbeto, que, sem embasamento científico e baseado totalmente noa estudos de Rosalind, sua solução é ligada a “mãe do DNA”.
O DNA é ácido nucleico, tridimensional com dupla hélix.Tal molécula constitui todo o desenvolvimento do ser humano, por isso, alguns nascem com doenças herdadas geneticamente.Sua composição é: adenina, guanina, citosina e timina.
O RNA só possui uma hélix, feito de riboses.Sua composição é: uracila, citosina, adenina e guanina.
- Os três tipos de RNA.
- RNAm:responsável pela codificação das proteínas, tem seus códons lidos na tradução.É o mais diverso de todos(500 até +6000 nucleotídios)
- RNAt:responsável pelo transporte de aminoácidos para a síntese de proteínas, seu formato lembra um trevo de quatro folhas, uma de suas alças é anticódon, que, reconhece as necessidades do RNAm.Ainda há o eixo aceptor(lugar onde o aminoácido é levado a proteína).
- RNAr: sua função é a fabricação de ribossomos, mas antes são sintetizados, para que se acumulem nos nucléolos para que a união proteína+RNAr=ribossomo.


Os cromossomos são estruturas feitas de DNA, que, carregam os genes dos seres vivos.
Os seres humanos possuem 46 cromossomos, divididos em 23 pares, com 44 autossomos e 2 sexuais.

Mulheres=XX
Homens=XY
- Existem doenças associadas a mudanças no cariótipo humano, todas precisam de acompanhamento psicológico e medicinal.
- Síndrome de Down (trissomia 21);
- Síndrome de Turner (trissomia 18);
- Síndrome de Patau (trissomia 13);
- Síndrome de Cri-du-chat;
- Síndrome de Klinefelter;
- Síndrome de Wolf-Hirschhorn;
- Síndrome do XYY.



Leave a comment